Páginas

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Bolo de frutas

















Fiz esse bolo para o aniversário da minha cunhada Keylla, foi um sucesso!
(modéstia a parte...rsrs) é super fácil fazer! Espero que gostem!

Então vamos lá...

Massa:

· 4 ovos grandes.

· 2 xícaras de açúcar.

· 3 xícaras de farinha de trigo.

· 1 e 1/2 xícara de leite.

· 1/2 xícara de óleo.

· 2 colheres de sopa de fermento em pó.

· Gotas de essência de baunilha.

Preparo: Bata as claras em neve firme, junte uma a uma as gemas sempre batendo em velocidade media da batedeira, ou se for bater a mão use uma colher daquelas furadas se possível, ela facilita a entrada de ar na massa, bata aos poucos, junte o óleo, o açúcar, o leite e a farinha aos poucos, sempre batendo a cada adição de ingrediente, por ultimo adicione o fermento e a baunilha, leve ao forno em assadeira untada e enfarinhada em fogo a 180 graus por mais ou menos 20 a 25 minutos ou até dourar, na duvida faça o teste do palito no meio do bolo. Esse bolo parece que não vai dar certo, pois os ingredientes são acrescentados na clara em neve, mas fica super fofo parecendo um pão de ló!

Quando estiver assado o deixe assentar um pouquinho no forno desligado e antes que esfrie totalmente retire do forno e passe uma faca nas laterais para soltar da assadeira, de pequenas sacudidinhas de leve para ver se realmente esta solto.

Agora você já pode desenformar, corte o bolo duas vezes, então ficarão três discos de massa.

(Esse eu montei no aro de 30 x 6)

Calda para umedecer:

  • 1 xícara de leite (ou da calda que vem na lata de pêssegos)

  • 1/2 xícara de leite condensado

  • Baunilha a gosto

Recheio:

  • 1/2 litro de leite

  • 1 lata de leite condensado

  • 2 colheres de sopa bem cheias de amido de milho (maizena)

  • 2 gemas sem a película (eu não usei, coloquei algumas gotas de corante amarelo)

  • Baunilha a gosto

  • 1 xícara de chantilly batido (meça antes de bater 1 xícara)

  • 1 lata de pêssegos em calda cortados em cubos, morangos frescos cortados, cerejas em calda cortadas ao meio, ou se preferir somente abacaxi em calda. (reserve algumas frutas para decorar) Na decoração eu também usei cerejas e amoras.

Preparo: em uma panela dissolva bem o amido em um pouco de leite, junte o restante do leite, o leite condensado, o corante ou as gemas e leve ao fogo médio sem parar de mexer, fica um creme grossinho quando pronto, se ficar muito mole adicione um pouco mais de amido dissolvido em leite não esqueça que depois de frio ele fica mais grosso também, desligue o fogo e adicione a baunilha, transfira para uma vasilha e deixe esfriar coberto com papel filme bem rente ao creme para não formar película, quando estiver bem geladinho junte o chantilly batido.

Montagem: um disco de massa (umedecer com a calda), recheio, massa úmida, recheio, pêssegos e morangos cortados, finalize com o último disco de massa, aperte levemente a massa no aro e umedeça, cubra com papel filme, ou papel alumínio e leve para gelar de um dia para o outro ou no mínimo 6 horas, retire do aro cuidadosamente e cubra com chantilly e decore a gosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário